Coral Rosa do Sertão

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

11º Ensaio - 22 de setembro de 2022

Hoje nosso ensaio foi regado de várias atividades diferentes. Primeiro foi feita a finalização do arranjo da música De quem é a culpa de Marília Mendonça, depois foi o momento de inserir um novo integrante ao grupo. A integrante do coro do Sertão Dayane contribuiu neste dia com sua experiência em cantar no coral ajustando as vozes das meninas e o Regente Marcel Garrido corrigiu a projeção de voz do coro para que eles alcancem volumes mais altos na voz ao cantar e depois passou a testar novas técnicas de voz.


Publicação: 22 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

10º Ensaio - 08 de setembro de 2022

Olá Rosas do Sertão, o NEART só queria saber de quem é a culpa de gostarmos tanto de ouvir vocês cantarem. Hoje o ensaio começou com o coral trabalhando o arranjo da musica *De quem é a culpa* da nossa eterna rainha da sofrência Marília Mendonça, onde esse arranjo foi feito pela coralista Ana Beatriz Lima de Jesus, apesar de ser o primeiro contato do grupo com o arranjo eles cantaram muito bem. Depois do ensaio geral teve também a audição individual das novas integrantes do coral: Maria Angélica Lima Ramos, Renata Lorena Honório Lima e Ravena Shayane da Conceição para saber o naipe de cada uma, e assim foi dado por encerrado o encontro do dia.


Publicação: 08 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

9º Ensaio - 25 de agosto de 2022

Somos orgulhosos de ser brasileiros, e o coral Rosa do Sertão sabe muito bem disso, no ensaio desta quinta feira 25/08/22, os coralistas ensaiaram o nosso hino nacional, conseguiram fazer o arranjo para as vozes de soprano, contralto e tenor e mostraram domínio da melodia em pouco tempo. Logo em seguida, deram continuidade aos ensaios da música "Alvejante" mostrando que estão bem afinados e prontos para "alvejar", em suas futuras apresentações. A cantora líder do NEART, Júlia Siqueira (Gau), também marcou presença no ensaio fazendo correções no tom de voz das coralistas. No próximo ensaio, a música De quem é a culpa de Marília Mendonça será a estrela da vez.

Publicação: 25 de agosto de 2022

Texto: Giselma Torres

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

8º Ensaio - 18 de agosto de 2022

No dia 18 de agosto de 2022 o Coral Rosa do Sertão iniciou o ensaio com uma "aula" sobre sofrência, na qual a mesma foi ministrada por Giselma Torres, aluna concluinte do curso de História e voluntária no projeto Coro Pedagógico. A contextualização da vez ficou por conta do tema do surgimento da sofrência até os tempos atuais e seus principais representantes contemporâneos, nos quais, alguns já fazem parte do repertório do coro Rosa do Sertão. Dando continuidade os coralistas aqueceram a voz e o corpo em um ambiente diferente da sala habitual, aproveitando o dia de sol no sertão, o aquecimento foi feito ao ar livre.

Voltando para a sala, o ensaio teve início com a música de trabalho Alvejante que é cantada por Priscila Sena e Zé Vaqueiro. O coro mostrou que estava empenhado nos ensaios individuais, a partir daí, o regente Marcel Garrido fez correções nos tons de voz dos naipes, para finalizar o ensaio, foi feita audição com os novos integrantes do coral.


Publicação: 18 de agosto de 2022

Texto: Giselma Torres

Carousel imageCarousel imageCarousel image

6º Ensaio - 28 de julho de 2022

Cê não avisou... que o coral da escola Estadual Francisca Rosa, agora intitulado "Coral Rosa do Sertão" estava florescendo tão rápido. Com a conclusão do arranjo da música Alvejante o coral passa a fazer a gravação dos kits de ensaio com o objetivo de registrar as ideias desenvolvidas nas aulas/ensaios anteriores. Agora o que era provisório, passa a ser definitivo e deverá ser registrado nas vozes dos cantores líderes do Coral Universitário do Sertão, para ser repassado aos estudantes do Coral Rosa do Sertão em formato de mp3.

Os áudios com os arranjos criados em conjunto com os alunos da escola estadual Francisca Rosa servirão de material de apoio nos estudos musicais dos alunos até a realização das apresentações no III Festival de Corais do Sertão Alagoano.

Além disso, o agora Coral Pedagógico Rosa do Sertão também está de logomarca nova criada pelo nosso designer Erick Vinícius. A nova identidade visual busca transmitir os diversos significados que inspiraram os alunos, procurando mostrar não somente a força da instituição, mas, também, a beleza e as qualidades artísticas existentes no sertão de Alagoas.


Publicação: 28 de julho de 2022

Texto: Marcel S. Garrido

Carousel imageCarousel imageCarousel image

5º Ensaio - 21 de julho de 2022

O ensaio de hoje foi feito o arranjo da música Alvejante, surgiram muitas ideias criativas, e eles se mostraram muito empolgados com a música, deram muitas ideias de divisão de vozes e vão escolher a logomarca e o nome do coro que ainda está provisório.

A música Alvejante está deixando os coralistas muito entusiasmados e promete muita surpresa em sua apresentação.


Publicação: 21 de julho de 2022

Texto: Giselma Torres

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

4º Ensaio - 14 de julho de 2022

No ensaio de hoje (14/07/2022) o Coral Francisca Rosa realizou a escolha do tema artístico do projeto e elencou as músicas para a formação do repertório mostrando a personalidade musical do grupo.

Entre as músicas propostas estão canções que fazem parte do repertório atual da MPB, principalmente as que representam as modas sertanejas atuais. A proposta de repertório promete momentos de emoção e muita sofrência e deve ser aprovada pelo restante dos coralistas após o retorno do recesso.


Publicação: 14 de julho de 2022

Texto: Giselma Torres e Marcel Garrido

Carousel imageCarousel image

3º Ensaio - 07 de julho de 2022

Nesta quinta-feira (07/07/2022) o Coral Francisca Rosa realizou mais um ensaio. A aula foi iniciada com o aquecimento corporal, seguido do aquecimento vocal do grupo a partir da revisão de exercícios de vocalises passados anteriormente.

Um fator relevante percebido no ensaio foi o potencial vocal das participantes a partir de músicas escolhidas e cantadas por cada uma delas. Para isso, foram fortalecidas as participações nos ensaios para adequar pontos importantes, como afinação.


Publicação: 09 de julho de 2022

Texto: Cleissiane Fausto

Carousel imageCarousel image

2º Ensaio - 09 de junho de 2022

O preparo de um coral é uma tarefa delicada, pois tudo que será apresentado no palco precisa ser minunciosamente trabalhado no ensaio. É com esse pensamento em mente que o Coral Francisca Rosa está investindo seus esforços na formação técnica vocal dos seus integrantes.

No ensaio de hoje (09/06/2022) o Coral Francisca Rosa realizou seu primeiro estudo de aquecimento vocal e aproveitou para estudar algumas vocalises. Os alunos também aproveitaram para discutir ideias sobre o arranjo que será criado para a música do repertório pedagógico "O Leãozinho" de Caetano Veloso.


Publicação: 09 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

1º Ensaio - 02 de junho de 2022

Essa com certeza será uma data inesquecível para a equipe do projeto Coral Pedagógico e para os alunos do coral da escola Francisca Rosa. Após quase um ano e meio de pandemia da covid-19 a sala de ensaios do Coral Universitário do Sertão, no NEART-UFAL, volta a receber os corais escolares para iniciar as atividades de ensaio, capacitação e preparação vocal.

No ensaio de hoje (02/06/2022) o Coral Francisca Rosa conheceu os detalhes a respeito do projeto, recebeu a capacitação para a realização do aquecimento vocal e ainda deu uma canja cantando a primeira música do repertório pedagógico "O Leãozinho" de Caetano Veloso.


Publicação: 02 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido