Coro Acauã

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

8º Ensaio - 20 de setembro de 2022

O encontro de hoje teve seu inicio com o aquecimento vocal e a massoterapia para soltar os músculos dos coralistas. Após esse momento foi feita a chamada para dar baixa nas presenças dos coralistas que compareceram ao ensaio de hoje, em seguida foi feito um ajuste do arranjo da canção La Belle de jour de Alceu Valença, em seguida ensaiaram-na com o arranjo já ajustado. Houve uma pausa no ensaio para corrigir a postura dos coralistas, tendo em vista que precisa -se da postura alinhada para melhor exercer qualquer atividade, principalmente a de cantar. Posterior ao ato de correção da postura, foi feita a gravação de um vídeo deles cantando, onde foi preciso ligar os refletores e fechar as cortinas para ter um melhor foco de imagem e uma qualidade melhor no vídeo.

.

Publicação: 20 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

7º Ensaio - 30 de agosto de 2022

Hoje não é domingo mas foi dia de um céu tão azulado quanto em La Belle de Jour da música do nordestino Alceu Valença, para o coral Acauã da Escola Luiz Augusto Azevedo de Menezes.

Foi dado início do ensaio com a massoterapia afim de soltar e ativar os músculos, em seguida foi feita a vibração de lábios como um dos exercícios para soltar a musculação da boca e assim melhor exercer a ação do canto, por fim a escala pentatônica foi feita para terminar o aquecimento da voz e assim iniciarem o ensaio da música La Belle de Jour/Girassol de Alceu Valença. No decorrer do encontro também foram feitos exercícios no diafragma com o intuito de melhorar a respiração enquanto se executa a ação do canto. Enfim, de toda a cidade, hoje foi justamente com o Acauã que escrevemos mais um encontro matado

.

Publicação: 30 de agosto de 2022

Texto: Maria José e Ellen Carla

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

6º Ensaio - 23 de Agosto de 2022

O coral Acauã está cada vez mais empenhado. O ensaio desta Terça-Feira (23/08/2022) iniciou com uma contextualização histórica da música "La belle de Jour". Na ocasião a pesquisadora Giselma Torres, concluinte do curso de História, contou sobre a divertida confusão que Alceu Valença fez ao tentar homenagear a atriz Britânica Jaqueline Bisset com esta canção. O arranjo interpretado pelo grupo também contempla a música "Girassol", mais um sucesso do artista.

Por fim, o grupo teve seu primeiro contato com a música "Borbulhas de Amor" do cantor Fagner, com o objetivo de dar início a mais um novo arranjo que poderemos apreciar em breve.


Publicação: 23 de Agosto de 2022

Texto: Natanael Filho / Giselma Torres / Marcel Garrido / Vitória Rodrigues

Carousel imageCarousel image

5º Ensaio - 09 de Agosto de 2022

Para fazer um bom arranjo é necessário conhecer bem seus objetivos e o Acauã conhecer bem. A música La belle de Jour/Girassol está sendo trabalhada por eles. No dia 09/08/2022 foi feito a produção de arranjo da música e o próximo ensaio promete.


Publicação: 19 de Agosto de 2022

Texto: Natanael Filho

Carousel imageCarousel imageCarousel image

4º Ensaio - 26 de julho de 2022

O Coral Acauã no ensaio do dia 26/07/2022 precisou fazer algumas mudanças no repertório por motivos técnicos, assim como precisou mudar algumas músicas o tema que foi escolhido no ensaio passado também foi modificado, o tema escolhido anteriormente era "Nostalgia" e agora passar a ser "Coisas da Nossa Terra". Os integrantes do coral ficaram satisfeitos com tal mudança.


Publicação: 26 de julho de 2022

Texto: Ellen Carla

Carousel imageCarousel imageCarousel image

3º Ensaio - 19 de julho de 2022

No terceiro ensaio do coro Acauã os alunos escolheram o repertório e na ocasião muitas ideias surgiram demonstrando um forte interesse no estilo Pop Rock nacional e internacional. Os alunos selecionaram as músicas, porém levaram as opções para serem feitas análises no grupo da escola Luiz Augusto. Dessas opções serão escolhidas cinco músicas para o repertório final que darão início aos ensaios.


Publicação: 20 de julho de 2022

Texto: Giselma Torres

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

2º Ensaio - 14 de junho de 2022

O preparo vocal de um coral não é uma tarefa fácil, mas com certeza é muito gratificante e os resultados valem cada minuto dedicado a esse momento preparatório.

No ensaio de hoje (14/06/2022) o Coral Acauã estudou as técnicas básicas de um bom aquecimento vocal para fazer antes de ensaiar ou uma apresentação. Assuntos como aquecimento corporal, vocal e exercícios de respiração foram debatidos no ensaio, além da realização de práticas coletivas.


Publicação: 14 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido

Carousel imageCarousel imageCarousel image

1º Ensaio - 07 de junho de 2022

O Acauã retornou e está se preparando para mostra toda sua potência musical.

Como segundo coral pedagógico fundado através do projeto o Coral Acauã teve seu primeiro grupo formado em 2019, e participou do II Festival de Corais do Sertão Alagoano (II FCSA), mas em função da pandemia da Covid-19 teve suas atividades interrompidas tendo que aguardar cerca de um ano e meio para poder retomar os trabalhos. O novo time selecionado contará com o auxilio dos estudantes de graduação Edson Nascimento (Geografia) e Roberto Júnior (Letras) para produzir o repertório de 2022.

No ensaio de hoje (07/06/2022) o Coral Acauã conheceu os detalhes a respeito do projeto e aproveitou pra dar aquela mostrinha do que pretende mostrar ao público no III FCSA com a música "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso.


Publicação: 07 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido