Logomarca oficial do projeto

O Coral Pedagógico surge com intuito de proporcionar aos alunos uma experiência artística que permite estabelecer uma conexão dos educandos com sua realidade, tendo em vista que esse seja um dos maiores desafios das escolas de educação básica. O ensino de artes nessas escolas ainda é uma questão que necessita ser amplamente discutida pelos educadores e pela sociedade. Nesse contexto, como área pertinente às ciências humanas, a arte possui conteúdos que colaboram com a ampliação do desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes. Desta forma, as disciplinas artísticas necessitam de um espaço significativo no currículo escolar e de acordo com as particularidades e peculiaridades de cada arte.

Pensando na realidade nacional e na realidade vivenciada pelas escolas de educação básica do município de Delmiro Gouveia, o Projeto Coral Pedagógico surge em meio a um cenário propício para o desenvolvimento de uma ação pedagógica conjunta realizada através da cooperação entre as escolas públicas locais e o Núcleo de Expressão Artística do curso de graduação em letras da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão Unidade Delmiro Gouveia.

O projeto consiste na criação de um Coral Pedagógico em escolas públicas de educação básica local, utilizando as aulas da disciplina de artes para contemplar o conteúdo de música de forma a proporcionar atividades de musicalização que envolvam o estudo/ensino de técnica vocal, oratória, processo de preparação corporal para o trabalho de canto, vocalises, teoria musical, a prática musical individual e em grupo, assim como estabelecer as relações interdisciplinares com outras áreas cientificas como Artes, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, entre outras.

As atividades pedagógicas contarão com a participação de professoras e discentes da Universidade Federal de Alagoas, que construirão um ambiente pedagógico musical interdisciplinar capaz de motivar os alunos a interessar-se pela arte (música), apropriar-se as técnicas artísticas musicais até os conhecimentos sócio-históricos das canções estudadas para serem cantadas em coro. Promovendo debates, rodas de conversa, contação de histórias, análises linguísticas e literárias, assim, como a criação de instrumentos e repertório expressão corporal.

Primeira formação do Coral Pedagógico Acauã (2019)

Sob um outro viés também relevante, espera-se que o Coral Pedagógico possa expandir-se para outras cidades próximas da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão com intuito de despertar um perfil artístico e musical nos alunos das escolas participantes e no final espera-se que o projeto proporcione e desperte o interesse dos alunos pela músicas, arte, cultura local e nacional.