Coro Delmiro Gouveia

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

13º Ensaio - 19 de setembro de 2022

O encontro de hoje foi iniciado com os exercícios de alongamento corporal e o aquecimento vocal. O ensaio foi feito no Hall da UFAL - Campus do Sertão, escolhido por ser um espaço aberto com o intuito de trabalhar a força vocal dos coralistas no local aberto, onde eles conseguiram se adaptar bem ao cantar no ar livre, fora de uma sala fechada. O Regente Marcel Garrido ministrou esse ensaio no Hall já com o intuito de mostrar a importância de trabalhar a força vocal nos locais abertos, tendo em vista as apresentações futuras do coral.

Neste encontro foi dado continuidade no ensaio das músicas Azul da cor do mar de Tim Maia, Maria, Maria de Milton Nascimento e Aquarela de Toquinho. Logo após o trabalho feito no Hall, o grupo voltou para a sala do NEART onde foi feito um teste experimental de como funciona a regência de um coral adequando a potência vocal ao ambiente de apresentação.

O ensaio foi dado como encerrado depois de o Regente pedir para os coralistas irem treinando a intensidade da música em casa e destacar também a questão da importância do ânimo do coral ao cantar.




Publicação: 19 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

12º Ensaio - 12 de setembro de 2022

O ensaio teve início a partir do alongamento corporal e pelo aquecimento vocal ministrado pelo regente Marcel Garrido. Logo após foi passado os arranjos musicais de *Aquarela* do músico toquinho e *Azul da cor do mar* de Tim maia, o regente também foi bastante enfático sobre a importância da articulação para todos os coralistas.

Logo em seguida o coral ensaiou a música *Maria, Maria* de Milton Nascimento, Marcel também contou um pouco da história que vive nas entrelinhas dessa música. E então o ensaio foi encerrado assim, com a reflexão de que pra tudo na vida é preciso ter força e garra assim como *Maria, Maria*.



Publicação: 12 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

11º Ensaio - 05 de setembro de 2022

O encontro de hoje foi iniciado pelo aquecimento vocal, tendo como administradora desse momento a cantora líder Júlia, bolsista do NEART e discente do curso de pedagogia na Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. De voz aquecida, o coral começou a ensaiar as músicas Aquarela de Toquinho e Azul da cor do mar de Tim Maia. Com o arranjo dessas músicas bem trabalhados o coral Delmiro Gouveia a pedido do regente Marcel Garrido passou a dar início no conhecimento das próximas canções do repertório a serem ensaiadas , foram elas: Maria Maria de Milton Nascimento e era uma vez de Sandy e Júnior para começarem a ensaia-las já no próximo encontro.


Publicação: 05 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

10º Ensaio - 29 de agosto de 2022

Se o mundo inteiro pudesse ouvir a mesma coisa, o NEART desejaria que fosse o coral Delmiro Gouveia interpretando as cores em forma de música: azul da cor do mar de Tim maia e aquarela de Toquinho foram as ensaiadas.

O ensaio de hoje teve início com uma massagem instruída pelo regente Marcel Garrido para soltar os músculos e relaxar as tensões musculares dos coralistas da Delmiro Gouveia, logo após foi iniciada as escalas pentatônicas afim de soltar as vozes dos mesmos. E então deu-se início ao canto, onde o coral ensaiou primeiro a música Azul da cor do mar e obtiveram êxito na sua performance passando então a ensaiar Aquarela já ajustando alguns pontos da música em que não havia sincronia de vozes. No mais, foi lindo!


Publicação: 29 de agosto de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

9º Ensaio - 22 de agosto de 2022

No ensaio de hoje, o coral Delmiro Gouveia marcou presença em um dia com o céu tão azul como a cor do mar. A atividade iniciou-se com os aquecimentos corporal e vocal que foram conduzidos pela coralista Dayanne Ellen, integrante do corpo de sopranos do coro do Sertão Universitário, acompanhada pelo regente Marcel Garrido.

No ensaio houve o estudo da música "Azul da cor do mar", do cantor Tim Maia e com isso foi feito alguns ajustes na afinação das vozes dos coralistas. Logo depois foi dado o inicio ao arranjo da música "Aquarela" do artista Toquinho.


Publicação: 22 de agosto de 2022

Texto: Ellen Carla

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

8º Ensaio - 15 de agosto de 2022

Com a contextualização histórica da música azul da cor do mar, de Tim Maia, que o ensaio do dia 15/08/2022 se iniciou, os coralistas tomaram conhecimento de fatos da vida do cantor Tim Maia que o levaram a escrever a poesia dessa música, eles se mostraram bastante interessados e comovidos ao lerem a letra da música, sabendo agora, o que há por trás dessa composição. Após a reflexão sobre a letra, iniciaram o ensaio dando ênfase em cada uma das divisões de vozes. Dúvidas dos novos coralistas, inseridos nas lacunas dos desistentes, foram sanadas. O coro iniciou o ensaio com certa timidez, mas ao decorrer do tempo, foi mostrando seu potencial vocal, ao final, estavam muito mais seguros quanto a melodia e divisão de vozes, e se mostraram bastante ansiosos e animados para sua primeira apresentação em público que será em breve.


Publicação: 15 de agosto de 2022

Texto: Giselma Torres

Carousel imageCarousel image

7º Ensaio - 08 de agosto de 2022

Inserir texto


Publicação: 25 de julho de 2022

Texto: Ellen Carla

Carousel imageCarousel image

6º Ensaio - 01 de agosto de 2022

No dia 01/08/2022 Segunda-Feira os alunos ensaiaram a música "Azul da Cor do Mar" e também realizaram a construção do arranjo da música "Aquarela" de Toquinho, a música está ficado cada vez mais linda e os coralistas se mostraram muito empolgados com as músicas


Publicação: 25 de julho de 2022

Texto: Natanael Filho

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

5º Ensaio - 25 de julho de 2022

No ensaio de hoje (25/07/2022), por motivos técnicos houve a necessidade de modificar o repertório do Coro de Delmiro Gouveia. Os coralistas que estavam presentes foram bastante receptivos e trouxeram novas sugestões para que houvesse essa mudança. Desta forma o coral mostrou-se muito empolgado com o repertório novo.


Publicação: 25 de julho de 2022

Texto: Ellen Carla

Carousel imageCarousel image

4º Ensaio - 18 de julho de 2022

(18/07/2022) aconteceu mais um ensaio do Coral Delmiro Gouveia, dessa vez, o foco dos coralistas consistiu na decisão sobre o tema do repertório das suas apresentações. O coro se mostrou bastante eclético em suas escolhas, e o tema escolhido foi "Os grandes sucessos da rádio", as músicas escolhidas agradarão a todos os tipos de platéia e também irão proporcionar a memória da rádio em tempos modernos e ecléticos. A proposta de repertório agregará com a música já definida "Azul da cor do mar" do ilustre cantor Tim Maia.


Publicação: 18 de julho de 2022

Texto: Giselma Torres

Carousel imageCarousel imageCarousel image

3º Ensaio - 27 de junho de 2022

Nesta segunda-feira (27/06/2022) o Coral Delmiro Gouveia participou da aula de vocalises. Nesta aula estudamos o posicionamento dos articuladores vocais pensando na futura estruturação sonora do grupo. Além de realizarem os já estudados exercícios de aquecimento corporal e de respiração.

Um fator relevante percebido neste encontro foi a potência vocal do naipe de tenores do Coral Delmiro Gouveia que, de forma surpreendente, mostrou bastante habilidade com o conteúdo estudando, principalmente com o exercício de vocalise em grupo.


Publicação: 27 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

2º Ensaio - 13 de junho de 2022

Mais um ensaio e dessa vez a equipe do Coral Delmiro Gouveia veio pronta pra aprender a realizar o aquecimento vocal.

Para que um coral possa realizar seus ensaios e apresentações é fundamental que, ante de cada atividade, a equipe realize o aquecimento vocal. Este pode ser dividido em 3 ou 4 partes que são: 1) Aquecimento corporal; 2) Exercícios de respiração; 3) Exercícios de vocalises; 4) Exercícios de massoterapia aplicada a voz.

Com a realização dessas atividades o Coral Delmiro Gouveia espera poder melhorar as o seu desempenho vocal para construir um excelente arranjo para a música "Azul da Cor do Mar" de Tim Maia que está sendo ensaiada grupo.


Publicação: 06 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

1º Ensaio - 06 de junho de 2022

Como é bom poder ver esse coral. Esse sentimento se dá em função de conhecer a luta que tivemos que travar para chegar até aqui, neste primeiro ensaio.

O Coral Delmiro Gouveia teve seu primeiro grupo formado em 2020, mas em função da pandemia da Covid-19 não conseguiu realizar o seu 1º ensaio e, portanto, teve que aguardar praticamente um ano e meio para poder retomar os trabalhos e chegar neste time de alunos com vozes bastante poderosas e cheias de empolgação.

No ensaio de hoje (06/06/2022) o Coral Delmiro Gouveia conheceu os detalhes a respeito do projeto, e ainda deu uma mostra do que está preparando para o público cantando a primeira música do repertório pedagógico "Azul da Cor do Mar" de Tim Maia.


Publicação: 06 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido