Coro Encantus

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

10º Ensaio - 21 de Setembro de 2022

O encontro de hoje teve seu inicio com o alongamento corporal, exercícios a partir da massoterapia para soltar a musculatura e o aquecimento vocal para relaxar a voz dos coralistas. A primeira música ensaiada foi Tiro ao Álvaro de Adoniran Barbosa. Além do ensaio padrão de todas as semanas, os coralistas ensaiaram a formação do coral para apresentar em público com a regência da professora Mayara. Também conheceram o arranjo da canção Trem das Onze de Adoniran Barbosa, isto foi necessário para aprenderem seus naipes através das exibição dos kits.

Publicação: 21 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Ruberlania Siqueira Silva

Gabriela Ferreira

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

9º Ensaio - 14 de Setembro de 2022

O encontro de hoje teve como primeira atividade o alongamento das articulações e a massagem facial para ativar a circulação nessa região da face. teve também as escalas pentatônicas e a vibração de lábios que são importantes para exercer a ação do canto. Devidamente aquecidos, os coralistas começaram a cantar, a primeira musica foi Tiro ao Alvaro, houve uma conversa do regente com o coral sobre a falta de sincronismo das vozes dos mesmos. apos isso foi dado inicio na musica Trem das Onze. Depois do ensaio dessa canção o grupo começou a discutir a probabilidade de haver a troca de uma das faixas do seu repertorio, tendo em vista que a musica a ser trocada não ornava com as outras musicas escolhidas. Os coralistas ouviram algumas opções de troca e dentre elas estavam: Lamento sertanejo e carinhoso, sendo Carinhoso a escolhida para ocupar o lugar de vilarejo de Marisa Monte. O ensaio foi finalizado com os coralistas cantando ''Supera'' da eterna Marília Mendonça e ''Penhasco'' de Luísa Sonza.

Publicação: 14 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

8º Ensaio - 31 de agosto de 2022

Para dar início aos trabalhos do dia de hoje, o coral recebeu a discente concluinte do curso de história Giselma Torres, para trazer uma breve exposição e contextualização histórica da música Trem das Onze de Adoniran Barbosa, em sua apresentação ela focou no que o autor queria passar na música ao escrever sobre São Paulo na década de 60.

Passando da teoria para a prática os coralistas começaram a aquecer e soltar os músculos a partir da massoterapia. E já para aquecer a musculatura facial foi feita a vibração de lábios e as Escalas pentatônicas.

Foi ensaiada primeiro a música *Tiro ao Alvaro*, houve algumas observações do regente Marcel Garrido com relação a voz do naipe de tenores, onde os mesmos estavam cantando e divergindo no tom algumas vezes. Houve uma explicação também sobre a pronúncia de algumas palavras da música como por exemplo "frechada", o regente explicou que essa faz parte da original composição e que deve-se canta-la assim, já que o autor da música escreveu como falava e é necessário fazer jus ao que ele queria escrevendo dessa forma naquela época.

Logo em seguida começaram *Trem das Onze* também de Adoniran Barbosa, onde houve uma certa dificuldade do grupo já que nem todos tinham escutado e nem sabiam exatamente como canta-la. Para finalizar o ensaio foi feito o naipe das vozes de alguns novos integrantes do coro.


Publicação: 31 de agosto de 2022

Texto: Maria José e Ellen Carla

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

7º Ensaio - 24 de agosto de 2022

O coral Encantus está com suas "frechas" bem apontadas para o "álvaro" e iniciou o ensaio do dia 24/08/2022 com o aquecimento vocal, na ocasião, o regente Marcel Garrido, fez uma atividade de trava língua com os integrantes do coral, o objetivo da atividade foi de ajudar os coralistas com a dicção, para que possam cantar as músicas de maneira adequada. Também foi realizado o ajuste de tom para as vozes de todos. Os ensaios seguem com animação, após os ajustes, o coro já estará preparado para a sua nova música "Trem das onze" de Adoniran Barbosa.

Publicação: 24 de agosto de 2022

Texto: Giselma Torres/Natanael Filho

Carousel imageCarousel imageCarousel image

6º Ensaio - 20 de julho de 2022

No sexto ensaio do Coral Encantus a estudante Giselma dos Santos Torres do curso de história da UFAL iniciou o ensaio com a análise de letras musicais que foram escritas durante o período da ditadura militar no Brasil como forma de protesto. Uma dessas músicas apresentadas faz parte do repertório escolhido pelo Coro e foi censurada durante esse período militar.

Na ocasião, os alunos ensaiaram essa música que é conhecida como "Tiro ao Álvaro" e apresentaram algumas opções de arranjo que poderão ser modificadas nos próximos ensaios.

Publicação: 20 de julho de 2022

Texto: Cleissiane Fausto

Carousel imageCarousel imageCarousel image

5º Ensaio - 13 de julho de 2022

No quinto ensaio do Coral Encantus os participantes sugeriram novas opções de músicas para as apresentações. Os alunos apresentaram letras musicais que trazem críticas sociais, tanto aquelas atuais como outras mais antigas.

Na ocasião, o grupo definiu o tema das futuras apresentações do Coro, assim como as músicas principais e as tonalidades ideais para cada tipo de voz. Para isso, foi necessário revisar as técnicas de vocalizes através do ensaio de algumas músicas, assim como foram tiradas algumas dúvidas sobre teorias musicais de canto.


Publicação: 13 de julho de 2022

Texto: Cleissiane Fausto

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

4º Ensaio - 06 de julho de 2022

Mesmo com os recessos escolares o Coral Encantus marcou presença no quarto ensaio do projeto Coral Pedagógico. O grupo iniciou as atividades com o aquecimento corporal para o relaxamento dos músculos, dando continuidade com o aquecimento vocal. Na ocasião o regente aproveitou a deixa do aquecimento vocal para repassar com os integrantes algumas técnicas de afinação e posicionamento dos articuladores, finalizando o ensaio com a música Admirável Gado Novo.


Publicação: 06 de julho de 2022

Texto: Ellen Carla

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

3º Ensaio - 22 de junho de 2022

No terceiro ensaio do Coral Encantus os alunos participaram de uma aula sobre articulação vocal e puderam realizar vocalises observando na prática as diferenças sonoras de emissão vocal em função do posicionamento adequado dos articuladores.

Na ocasião também foi repassado para os estudantes um material técnico com a descrição do posicionamento adequado da boca, língua, lábios e palato mole para a reprodução sonora de vogais e sílabas.


Publicação: 23 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

2º Ensaio - 15 de junho de 2022

No ensaio de hoje (15/06/2022) o Coral Encantus participou da aula sobre aquecimento corporal e vocal que deve ser realizado pelo grupo antes dos ensaios e apresentações. Na ocasião, o grupo realizou práticas de aquecimento corporal, exercícios de respiração e vocalises.

O objetivo da prática é preparar os integrantes do Coral Encantus para o desenvolvimento de apresentações com maior qualidade sonora e preparo para superar as tensões provenientes da ansiedade que costuma acontecer no momento de subir ao palco.


Publicação: 15 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

1º Ensaio - 08 de junho de 2022

O Coral Encatus voltou. Após muita expectativa pelo retorno dos ensaios o coral da escola estadual Watson volta a sala de ensaios do NEART para dar início a produção de um novo trabalho.

Com uma equipe composta por vozes cristalinas e afinadas o grupo promete fazer a diferença em 2022.

No ensaio de hoje (08/06/2022) o Coral Encantus conheceu os detalhes a respeito do projeto, desfrutou do espaço e dos novos recursos para a produção dos ensaios e ainda cantou a primeira música escolhida para o repertório pedagógico "Admirável Gado Novo" de Zé Ramalho.


Publicação: 08 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido