Coral Rosa do Sertão

19º Ensaio - 01 de dezembro de 2022

O ensaio hoje começou com os aquecimentos corporal e vocal, os coralistas fizeram algumas escalas pentatonicas para finalizar o aquecimento vocal.

A primeira música repassada foi alvejante e foi notório o quanto os coralistas se perderam no arranjo devido a falta de ensaio e estudo deles mesmos com os materiais fornecidos. Em seguida foi ensaiada a música De quem É a culpa de Marília Mendonça, e foi conversado sobre a dimensão do espaço para a potência da voz que os coralistas imprimem ao cantar.

Foram passadas as músicas natalinas para as apresentações de fim de ano pensando em apresentá-las no Festival de corais do sertão alagoano.



Publicação:01 de dezembro de 2022

Texto: Maria José

18º Ensaio - 17 de novembro de 2022

Os coralistas começaram um encontro com os aquecimentos vocal e corporal.

E Hoje o ensaio foi voltado a ensaiar as músicas natalinas pois haverá uma apresentação do coral E essas músicas foram encaixadas no repertório por conta do período natalino. A primeira música ensaiada foi noite feliz, ela foi repassada várias vezes a fim de conseguirem achar o Tom certo para que todos conseguissem Cantar Sem desafinar. Após isso organizaram o arranjo desta música. A próxima música ensaiada foi Bate o Sino e para finalizar o encontro eles cantaram a música Garçom de Reginaldo Rossi.



Publicação:17 de novembro de 2022

Texto: Maria José

Apresentação no memorial Delmiro Gouveia - 09 de novembro de 2022

No dia 09 de novembro foi realizado um evento no Memorial Delmiro Gouveia e o Neart foi contribuinte desse acontecimento levando os corais pedagógicos para SE apresentarem e mostrarem o trabalho que eles vem produzindo ao longo desses 5 meses de encontros e ensaios no núcleo.

Como o evento aconteceria durante todo o dia, a apresentação dos corais ficou dividida na seguinte forma: na parte da manhã os corais Acauã da escola Luiz Augusto e o coral Delmiro Gouveia da escola Delmiro Gouveia e os respectivos solistas de cada escola. Já no período da tarde ficaram os corais Encantus e Rosa do sertão com seus solistas também. Cada escola cantou duas músicas de seu repertório, um solo e uma música por grupo. Eles cantaram e encantaram. As apresentações foram encerradas com muitos sorrisos e parabenizações da plateia para com eles. Foi lindo e que venham as próximas apresentações.



Publicação:09 de novembro de 2022

Texto: Maria José

17º Ensaio - 10 de novembro de 2022

Hoje o coral conheceu o auditório Graciliano Ramos da Ufal e ensaiaram as posições no palco, qual formação deveria usar para o tamanho do palco. Começaram a pensar sobre as futuras apresentações e em como podiam inserir encenações teatrais em todo seu repertório.

Na música espumas ao vento houve a mudança de tom, pensando numa melhor forma de todos conseguirem cantar a música sem desafinar ou não conseguir atingir notas maiores, após essa mudança todos conversaram em prol da mudança dessa música, já que nem todos conseguiam canta-lá perfeitamente, entrou no lugar dela no repertório dela então, Tenho medo de Victor Santos. Foram repassadas as músicas De quem É a culpa de Marília Mendonça e alvejante de Priscila Senna e Zé vaqueiro. Em seguida o ensaio foi encerrado com os solos ensaiando suas respectivas músicas.



Publicação:10 de novembro de 2022

Texto: Maria José

16º Ensaio - 03 de novembro de 2022

O ensaio de hoje teve início com os próprios coralistas fazendo os aquecimentos necessários para executarem o canto das respectivas músicas do seu repertório. Depois dessa atividade o Regente Marcel Garrido explicou sobre o alinhamento do coral e também decidiu juntamente com o grupo quem seria o líder de cada naipe do coral, em seguida o grupo passou a ensaiar a entrada e alinhamento do grupo para futuras apresentações.

O coral depois de alinhados e em formação francesa passou a ensaiar a música Alvejante de Priscila Senna e Zé vaqueiro, depois passaram para De quem é a culpa de Marília Mendonça e espumas ao vento de Fagner.

E para encerrar nosso encontro, Ana beatriz, uma das coralistas, também ensaiou sua apresentação solo novamente, onde ela canta você me vira a cabeça de Alcione e encanta todos ao seu redor.


Publicação: 03 de novembro de 2022

Texto: Maria José

15º Ensaio - 27 de outubro de 2022

O coral Rosa do Sertão deu um passo grandioso no seu trabalho, pois os coralistas conseguiram com apenas 90 dias de ensaio finalizaram repertório e apresentá-lo na sua escola com o intuito de mostrar que o projeto Coral pedagógico é um trabalho sério e que com empenho e esforço necessário das duas partes poderá vir a dar bons frutos.

O primeiro fruto do nosso trabalho com o coral Rosa do Sertão foi essa apresentação na escola que contou também com algumas apresentações individuais de alguns coralistas que se propuseram a introduzir o público no evento e assim foi dado início a apresentação com os solistas, Ana Beatriz abriu os trabalhos cantando Você Me Vira a Cabeça de Alcione em seguida a dupla Jadielson e Ismael cantaram O Nosso Santo Bateu, Douglas e Gisele cantaram bye bye e Joyce encerrou a parte do solistas com Motel Afrodite de Marília Mendonça. Passada essas apresentações dos solistas o coral passou a cantar seu repertório que é composto pelas seguintes músicas: Espumas ao Vento de Fagner, De quem é a culpa? de Marília Mendonça e Alvejante de Priscila Senna e Zé Vaqueiro e também Despedida de Roberto Carlos. Ao fim da apresentação na escola o microfone ficou aberto para quem se propusesse a cantar e foi isso que uma das alunas da escola Francisca Rosa fez, ela cantou Como Nossos Pais e encantou a todos, e assim foi esse dia de evento. Que nós possamos trabalhar por mais e mais eventos e apresentar nosso coral para o mundo!


Publicação: 27 de outubro de 2022

Texto: Maria José

14º Ensaio - 20 de outubro de 2022

Hoje os coralistas deram início ao ensaio fazendo o aquecimento muscular por meio da massoterapia. Em seguida eles mesmos também fizeram o aquecimento vocal. O Regente Marcel Garrido fez uma dinâmica que consistia no canto da música Despedida de Roberto Carlos para ver o nível de integração do coral e também finalizar o aquecimento vocal. Após isso a primeira música ensaiada foi alvejante de Priscila Senna e Zé Vaqueiro, o grupo mostrou o quão bem estão cantando-a e mostrando que o nosso projeto está dando frutos, basta persistir para ter êxito em qualquer trabalho que se disponham a fazer e isso o coral rosas do sertão faz muito bem. A segunda música foi De quem é a culpa de Marília Mendonça, e é simplesmente emocionante ver o o coral cantar qualquer música e homenageando a rainha é mais emocionante ainda. A próxima foi Espumas ao vento do cantor e compositor Fagner, houve uma breve conversa sobre o fôlego dos coralistas e sobre uma melhor forma deles cantarem a música onde pensaram em modificar algumas partes do arranjo e trocar algumas divisões da música por naipes, que consistia nos tenores pegarem uma parte das sopranos e as sopranos cantarem a parte dos tenores.

Chegando ao final do encontro o coral começou a fazer o roteiro da primeira apresentação fora das paredes da Ufal, nesse roteiro entrou a data, músicas que serão apresentadas, solistas e músicas que os solistas apresentarão.


Publicação: 20 de outubro de 2022

Texto: Maria José

13º Ensaio - 06 de outubro de 2022

Hoje foi dia de mais um ensaio do nosso coral Rosas do Sertão. Ele foi iniciado pelo aquecimento vocal e corporal de novo ministrado pelo coralista José Jadielson e auxílio da bolsista Ellen Carla, em seguida repassaram os arranjos das músicas Alvejante de Priscila Senna e Zé vaqueiro e De quem é a culpa da nossa querida e eterna Marília Mendonça. Depois de repassadas essas músicas ficou perceptível que o trabalho que está sendo está dando certo e nos mostrou que o grupo está pronto para avançar no repertório e aprender a próxima música que entrará nos ensaios. Aprender a cantar a canção de Fagner Espumas ao vento é o mais novo objetivo do grupo nos próximos encontros. O encontro foi encerrado após a introdução dessa música no ensaio e com isso sobrou um tempinho para os integrantes do coral fazerem um lanche e ainda descontraírem-se cantando outras músicas.


Publicação: 06 de outubro de 2022

Texto: Maria José

12º Ensaio - 29 de setembro de 2022

Olá Rosas do Sertão, vocês sabiam que nós do Neart queremos sempre ter vocês por perto né e é pensando nisso que temos nossos encontros toda semana, hoje nos encontramos e começamos nossos trabalhos com o coralista José Jadielson ministrando o aquecimento vocal e o aquecimento muscular feito por todos. Após os aquecimentos eles começaram a repassar os arranjos de Alvejante de Priscila Senna e De quem é a culpa de Marília Mendonça.

Hoje também foi dia de treinar a tonalidade da voz com o foco de saber controlar a força da mesma. Já perto de encerrar o ensaio houve o teste de naipe de uma nova integrante do coral e em seguida os coralistas encerraram o encontro descontraídos e animados cantando diversas músicas.


Publicação: 29 de setembro de 2022

Texto: Maria José e Ellen Carla

11º Ensaio - 22 de setembro de 2022

Hoje nosso ensaio foi regado de várias atividades diferentes. Primeiro foi feita a finalização do arranjo da música De quem é a culpa de Marília Mendonça, depois foi o momento de inserir um novo integrante ao grupo. A integrante do coro do Sertão Dayane contribuiu neste dia com sua experiência em cantar no coral ajustando as vozes das meninas e o Regente Marcel Garrido corrigiu a projeção de voz do coro para que eles alcancem volumes mais altos na voz ao cantar e depois passou a testar novas técnicas de voz.


Publicação: 22 de setembro de 2022

Texto: Maria José

10º Ensaio - 08 de setembro de 2022

Olá Rosas do Sertão, o NEART só queria saber de quem é a culpa de gostarmos tanto de ouvir vocês cantarem. Hoje o ensaio começou com o coral trabalhando o arranjo da musica *De quem é a culpa* da nossa eterna rainha da sofrência Marília Mendonça, onde esse arranjo foi feito pela coralista Ana Beatriz Lima de Jesus, apesar de ser o primeiro contato do grupo com o arranjo eles cantaram muito bem. Depois do ensaio geral teve também a audição individual das novas integrantes do coral: Maria Angélica Lima Ramos, Renata Lorena Honório Lima e Ravena Shayane da Conceição para saber o naipe de cada uma, e assim foi dado por encerrado o encontro do dia.


Publicação: 08 de setembro de 2022

Texto: Maria José

9º Ensaio - 25 de agosto de 2022

Somos orgulhosos de ser brasileiros, e o coral Rosa do Sertão sabe muito bem disso, no ensaio desta quinta feira 25/08/22, os coralistas ensaiaram o nosso hino nacional, conseguiram fazer o arranjo para as vozes de soprano, contralto e tenor e mostraram domínio da melodia em pouco tempo. Logo em seguida, deram continuidade aos ensaios da música "Alvejante" mostrando que estão bem afinados e prontos para "alvejar", em suas futuras apresentações. A cantora líder do NEART, Júlia Siqueira (Gau), também marcou presença no ensaio fazendo correções no tom de voz das coralistas. No próximo ensaio, a música De quem é a culpa de Marília Mendonça será a estrela da vez.

Publicação: 25 de agosto de 2022

Texto: Giselma Torres

8º Ensaio - 18 de agosto de 2022

No dia 18 de agosto de 2022 o Coral Rosa do Sertão iniciou o ensaio com uma "aula" sobre sofrência, na qual a mesma foi ministrada por Giselma Torres, aluna concluinte do curso de História e voluntária no projeto Coro Pedagógico. A contextualização da vez ficou por conta do tema do surgimento da sofrência até os tempos atuais e seus principais representantes contemporâneos, nos quais, alguns já fazem parte do repertório do coro Rosa do Sertão. Dando continuidade os coralistas aqueceram a voz e o corpo em um ambiente diferente da sala habitual, aproveitando o dia de sol no sertão, o aquecimento foi feito ao ar livre.

Voltando para a sala, o ensaio teve início com a música de trabalho Alvejante que é cantada por Priscila Sena e Zé Vaqueiro. O coro mostrou que estava empenhado nos ensaios individuais, a partir daí, o regente Marcel Garrido fez correções nos tons de voz dos naipes, para finalizar o ensaio, foi feita audição com os novos integrantes do coral.


Publicação: 18 de agosto de 2022

Texto: Giselma Torres

6º Ensaio - 28 de julho de 2022

Cê não avisou... que o coral da escola Estadual Francisca Rosa, agora intitulado "Coral Rosa do Sertão" estava florescendo tão rápido. Com a conclusão do arranjo da música Alvejante o coral passa a fazer a gravação dos kits de ensaio com o objetivo de registrar as ideias desenvolvidas nas aulas/ensaios anteriores. Agora o que era provisório, passa a ser definitivo e deverá ser registrado nas vozes dos cantores líderes do Coral Universitário do Sertão, para ser repassado aos estudantes do Coral Rosa do Sertão em formato de mp3.

Os áudios com os arranjos criados em conjunto com os alunos da escola estadual Francisca Rosa servirão de material de apoio nos estudos musicais dos alunos até a realização das apresentações no III Festival de Corais do Sertão Alagoano.

Além disso, o agora Coral Pedagógico Rosa do Sertão também está de logomarca nova criada pelo nosso designer Erick Vinícius. A nova identidade visual busca transmitir os diversos significados que inspiraram os alunos, procurando mostrar não somente a força da instituição, mas, também, a beleza e as qualidades artísticas existentes no sertão de Alagoas.


Publicação: 28 de julho de 2022

Texto: Marcel S. Garrido

5º Ensaio - 21 de julho de 2022

O ensaio de hoje foi feito o arranjo da música Alvejante, surgiram muitas ideias criativas, e eles se mostraram muito empolgados com a música, deram muitas ideias de divisão de vozes e vão escolher a logomarca e o nome do coro que ainda está provisório.

A música Alvejante está deixando os coralistas muito entusiasmados e promete muita surpresa em sua apresentação.


Publicação: 21 de julho de 2022

Texto: Giselma Torres

4º Ensaio - 14 de julho de 2022

No ensaio de hoje (14/07/2022) o Coral Francisca Rosa realizou a escolha do tema artístico do projeto e elencou as músicas para a formação do repertório mostrando a personalidade musical do grupo.

Entre as músicas propostas estão canções que fazem parte do repertório atual da MPB, principalmente as que representam as modas sertanejas atuais. A proposta de repertório promete momentos de emoção e muita sofrência e deve ser aprovada pelo restante dos coralistas após o retorno do recesso.


Publicação: 14 de julho de 2022

Texto: Giselma Torres e Marcel Garrido

3º Ensaio - 07 de julho de 2022

Nesta quinta-feira (07/07/2022) o Coral Francisca Rosa realizou mais um ensaio. A aula foi iniciada com o aquecimento corporal, seguido do aquecimento vocal do grupo a partir da revisão de exercícios de vocalises passados anteriormente.

Um fator relevante percebido no ensaio foi o potencial vocal das participantes a partir de músicas escolhidas e cantadas por cada uma delas. Para isso, foram fortalecidas as participações nos ensaios para adequar pontos importantes, como afinação.


Publicação: 09 de julho de 2022

Texto: Cleissiane Fausto

2º Ensaio - 09 de junho de 2022

O preparo de um coral é uma tarefa delicada, pois tudo que será apresentado no palco precisa ser minunciosamente trabalhado no ensaio. É com esse pensamento em mente que o Coral Francisca Rosa está investindo seus esforços na formação técnica vocal dos seus integrantes.

No ensaio de hoje (09/06/2022) o Coral Francisca Rosa realizou seu primeiro estudo de aquecimento vocal e aproveitou para estudar algumas vocalises. Os alunos também aproveitaram para discutir ideias sobre o arranjo que será criado para a música do repertório pedagógico "O Leãozinho" de Caetano Veloso.


Publicação: 09 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido

1º Ensaio - 02 de junho de 2022

Essa com certeza será uma data inesquecível para a equipe do projeto Coral Pedagógico e para os alunos do coral da escola Francisca Rosa. Após quase um ano e meio de pandemia da covid-19 a sala de ensaios do Coral Universitário do Sertão, no NEART-UFAL, volta a receber os corais escolares para iniciar as atividades de ensaio, capacitação e preparação vocal.

No ensaio de hoje (02/06/2022) o Coral Francisca Rosa conheceu os detalhes a respeito do projeto, recebeu a capacitação para a realização do aquecimento vocal e ainda deu uma canja cantando a primeira música do repertório pedagógico "O Leãozinho" de Caetano Veloso.


Publicação: 02 de junho de 2022

Texto: Marcel Garrido