Coral Sementes do Sertão

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

6º Ensaio - 20 de setembro de 2022

Olá sementinhas do sertão, O encontro de hoje iniciou pelo alongamento corporal ministrado por Ellen Carla e pelo aquecimento vocal que foi dirigido pelo Regente Marcel Garrido, no qual os coralistas cantaram e se movimentaram enquanto soltavam a voz ao som da canção do Padre Marcelo Rossi "O Senhor tem muitos filhos" Cujo objetivo estava em trabalhar as partes corporais, direção, respiração e a voz em movimento.

A primeira música ensaiada foi "Oração" da Banda mais bonita da cidade, a segunda foi "Dois corações" da banda Melim, a terceira "Trevo" da dupla AnaVitória que foi corrigida em alguns detalhes da música e tendo sugestões dos coralistas em prol de melhorar o arranjo. Já caminhando para o final do encontro de hoje, os coralistas cantaram "Trem bala" de Ana Vilela. Com a quantidade de músicas que o sementes do sertão está ensaiando por encontro é possível dizer que o nosso projeto está germinando e com o tempo crescerá muito mais.

Publicação: 20 de setembro de 2022

Texto: Maria José

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

5º Ensaio - 06 de setembro de 2022

O ensaio hoje foi iniciado com o aquecimento muscular, a vibração de lábios para soltar os músculos da boca e o aquecimento respiratório feito a partir do caminhar e cantar ao mesmo tempo, em prol de os coralistas conseguirem segurar o fôlego ao cantar. Todos ministrados pela regente Danila com o apoio da produtora pedagógica Ellen Carla, na qual a mesma é bolsista do Neart e cursa Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas-Campus do Sertão. Com relação às músicas, foi dada continuidade ao ensaio das canções que já vinham sendo trabalhadas, são elas: Trevo da dupla Anavitoria e Oração da Banda Mais Bonita da Cidade.


Hoje também foi dia de fazer o ensaio por grupos com o foco de arrumar a voz e o modo de cantar das contraltos baseando essa parte do ensaio nos kits da música oração que foram gravados pelo regente Marcel Garrido e pela cantora líder Júlia para auxilia-los na música. Também foi feito o mesmo processo com o grupo de sopranos.


O ensaio foi encerrado depois de que o regente passou algumas informações sobre o progresso nas músicas, principalmente na música Dois Corações da banda Melim, e foi passada também a informação de uma provável apresentação na próxima semana no hall de entrada da Universidade, com o foco de mostrar o trabalho que está sendo executado com o coral a partir do Neart e atrair a atenção do público visando as futuras apresentações do Coral Sementes do Sertão.

Publicação: 06 de setembro de 2022

Texto: Maria José e Ellen Carla

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

4º Ensaio - 30 de agosto de 2022

Hoje o ensaio do Coral Sementes do Sertão foi uma festa, pois Ayrla, integrante do coro fez aniversário, rolou homenagem e até choro com todos os coralistas cantando parabéns para ela. Passada a descontração do aniversário foi dado início aos trabalhos do coral, em que o mesmo foi no auditório Graciliano Ramos na Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, começando pelo aquecimento corporal e vocal. Uma dinâmica relacionada a resistência do folego ao cantar também foi ensinada pelo regente Marcel Garrido para os coralistas, onde a mesma consistia em andar e cantar ao mesmo tempo com intuito de ter fôlego ao executar as duas ações. As músicas ensaiadas do dia foram: Trevo de Anavitória e Oração da Banda mais bonita da cidade. o ensaio de hoje foi um pouco mais focado na propriedade da intensidade do som.

Publicação: 30 de agosto de 2022

Texto: Maria José e Ellen Carla

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

3º Ensaio - 23 de agosto de 2022

Sementes do Sertão, esse é o nome do coral que vem ganhando o coração das pessoas que estão acompanhado o grupo de jovens cantores da cidade de Pariconha conduzidos pela regente Danila Lima. Em cada ensaio o coral mostra o quanto está empolgado e empenhado nesse processo de aprendizagem.


Hoje (23/08/2022), as atividades foram iniciadas com os aquecimentos corporal e vocal, orientados pela regente Danila, em seguida, foi ensaiado o arranjo da música "Oração", do grupo "A banda mais bonita da cidade", mostraram para aqueles que estavam presentes o quanto estão alinhados. Depois, foi iniciado o arranjo da música Dois Corações da banda "Melim".


Para descontrair um pouco o regente Marcel Garrido fez com que os integrados recitassem alguns travas línguas, eles aproveitaram muito esse momento de concentração e prática das habilidades de dicção e leitura. Para finalizar foi feito o teste de voz com um novo participante do grupo de tenores do coral.

Publicação: 23 de agosto de 2022

Texto: Ellen Carla / Natanael Filho / Marcel Garrido / Vitória Rodrigues

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

2º Ensaio - 16 de agosto de 2022

No ensaio de hoje (16/08/2022) o Coral Sementes do Sertão, da Prefeitura Municipal de Pariconha-AL marcou presença no Neart e deu início ao ensaio com o aquecimento corporal, logo em seguida fizeram o aquecimento vocal, muitas das técnicas ainda estão sendo trabalhadas com os integrantes tais como controle de intensidade, controle de respiração e intensidade vocal para que eles possam cada vez mais se aperfeiçoar nessas técnicas.


Dando continuidade eles começaram a trabalhar no arranjo da música "Oração", do grupo A Banda Mais Bonita da Cidade, que fará parte do repertório de 2022. Nota-se que os participantes estão bastante empolgados e super dedicados. A interação e participação deles está cada vez maior. Para finalizar o ensaio a regente Danila Lima, em parceria com o educador musical e regente Marcel Garrido, realizou a classificação vocal de dois participantes que integrarão o naipe de tenores.


Publicação: 16 de agosto de 2022

Texto: Ellen Carla

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

1º Ensaio - 09 de agosto de 2022

Na manhã desta terça-feira (09/08/2022) a regente Danila Lima, em parceria com o educador musical e regente Marcel Garrido, realizou o primeiro ensaio do novo grupo de integrantes do Coral Sementes do Sertão, da Prefeitura Municipal de Pariconha-AL, pelo projeto Coral Pedagógico: Educação Musical. O momento foi marcado por um bate-papo bastante descontraído sobre a importância de um coral cantar músicas com as quais se identifique enquanto grupo artístico, construindo um repertório com base em um tema e escolhendo cada canção após a apreciação coletiva das propostas feitas pelos integrantes.


Para a regente Danila Lima a prática coletiva de escolha do tema e do repertório musical que será executado pelos alunos nas apresentações, precisa ter a participação dos integrantes desde a submissão das propostas das músicas, audições coletivas e escolha por meio da prática da votação, pois se trata de uma forma democrática de trabalhar com o coral que resulta em um bom desempenho artístico e valoriza a criatividade dos alunos. Para o educador musical Marcel Garrido a proposta visa dar voz aos alunos fazendo com que o momento arte-educativo seja prazeroso e capaz de produzir o bem-estar psíquico, social e educacional, com foco no protagonismo dos integrantes do grupo.


Na ocasião, também ocorreu a prática do aquecimento vocal e corporal além do processo seletivo de 5 novas vozes para o preenchimento das vagas remanescentes do processo seletivo do edital nº 05/2022, do Núcleo de Expressão Artística da Universidade Federal de Alagoas. As mesmas foram distribuídas em quatro sopranos e uma contralto. Outrossim, o coral ainda têm vagas em aberto para captar vozes masculinas. Sendo assim, ainda teremos seletivas à medida que os alunos interessados da Escola Municipal de Educação Básica Padre Epifânio Moura entrem em contato com a regente Danila Lima, para que possa ser agendado com Núcleo de Expressão Artística (NEART) a avaliação da tessitura vocal. Veja o resultado clicando aqui.


Publicação: 15 de agosto de 2022

Texto: Marcel Garrido / Danila Lima / Natanael Filho

Carousel imageCarousel image

Realização do processo seletivo

Na manhã desta sexta-feira (05/08/2022) os candidatos do processo seletivo do Coral Sementes do Sertão estiveram no NEART para realizar as audições referentes ao Edital nº 5/2022, com o objetivo de compor um novo grupo, para a escola municipal de educação básica Padre Epifânio Moura, integrado ao projeto Coral Pedagógico Educação Musical, através da parceria entre a Secretaria de Educação, a Diretoria de Cultura Municipal de Pariconha e o Núcleo de Expressão Artística da UFAL, Campus do Sertão.


Na ocasião, o grupo participou de atividades preparatórias de aquecimento vocal e corporal, antes de iniciar as audições, com o objetivo de minimizar a ansiedade e o nervosismo dos participantes que se encontravam bastante empolgados com a participação no processo seletivo. Toda a atividade foi transmitida ao vivo pela regente Danila Lima, através do Instagram do Coral Sementes do Sertão.


A ação também contou com a participação das mamães que acompanharam seus filhos nas atividades do projeto, não somente incentivando, mas, também, participando ativamente, cantando e auxiliando os participantes.


Para verificar a lista de aprovados no processo seletivo e obter mais informações clique no botão abaixo.


Publicação: 08 de agosto de 2022

Texto: Marcel Garrido